CHARLES P. GOMES
Diretor
Charles P. Gomes é pesquisador sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e diretor do CEPRI, uma clínica jurídica gratuita para refugiados e migrantes no Rio de Janeiro, Brasil. Doutor em Ciência Política (2001) pelo antigo IUPERJ (Instituto de Pesquisas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Durante seu doutorado, ele foi pesquisador visitante no Instituto Universitário Europeu em Florença, na Itália, e no Institut d’Etudes Politiques em Paris, França. Ele foi professor visitante na Université Paris I nos anos de 2006 e 2007 e no Centro de Estudos de Migração Forçada da North Western University em Chicago no ano de 2012. Seus estudos se concentram em tribunais constitucionais e supranacionais, direito internacional, imigração e refugiados. Ele agora está conduzindo um estudo comparativo em políticas de imigração e política nos principais países da América Latina. Ele tem vários livros, artigos e relatórios sobre o tema dos Refugiados e Migração Internacional.
MIRIAN ALVES DE SOUZA
Pesquisadora
possui Doutorado (2013) e Mestrado (2006) em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense PPGA/UFF e Graduação em Geografia (2003) pelo Instituto de Geociências da UFF. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Antropologia da UFF; pesquisadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio NEOM/UFF, do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos INEAC-INCT/UFF. Foi bolsista de pós-doutorado do Centro de Estudos em Direito e Politica de Imigração e Refúgio da Fundação Casa de Rui Barbosa CEDPIR/FCRB. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Politica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciganos, etnicidade, nacionalismo, refúgio e conflito sírio.
ANDRÉ ZUZARTE
Pesquisador
JUAN ACÁCIO
Assistente de Pesquisa
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq
Cursa Filosofia na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Participa da pesquisa sobre o perfil do refugiado na cidade do Rio de Janeiro coordenada pelo diretor do CEDPIR com apoio do ACNUR – Brasil. Sua pesquisa de conclusão de curso versa sobre o cosmopolitismo de Kant e a supressão da condição do Refúgio.