IV Curso de Verão: O refúgio em uma perspectiva global

O Curso de Verão do CEDPIR é um programa de estudos intensivo e rigoroso, baseado em diversas apresentações, debates e estudos de caso sobre a temática do refúgio. A experiência promove um fórum de imersão para troca de ideias, construção de networking, contato com novas abordagens políticas e desenvolvimento do assunto. A organização concede certificado de participação com carga horária total de 40 horas. O curso ocorrerá de 10 a 14 de Dezembro de 2018, de 9:00h às 18:00h.

O público-alvo do curso são, pesquisadores e pós-graduandos interessados na temática ou pessoas que trabalhem direta ou indiretamente com o assunto no setor público ou privado. Alunos de graduação podem se inscreverem, excepcionalmente, caso possuam interesse justificado na área.

Inscrições e informações: cedpir.casarui@gmail.com

IV Curso de Verão – Banner

Série Migrações Internacionais do mês de Outubro

Refugiados na Itália, desafios humanitários da sociedade civil

A palestra abordará ações da sociedade civil na Itália no acolhimento de requerentes de asilo e refugiados. Em particular, vamos entender a ação da Comunidade de San’Egidio, uma organização não governamental que trabalha diretamente com o governo italiano na promoção de corredores humanitários para o país. Os desafios para a sociedade civil tem sido grandes na península, palco de tensões políticas e sociais ligadas à migração. Recentemente, o governo italiano, considerado de extrema direita, fechou seus portos à novos desembarques de migrantes fugindo pelo Mediterrâneo. Finalmente, falaremos sobre as ações diretas que promovem integração no país, como projetos educacionais que ensinam a língua e que ensinam respeito intercultural e tolerância nas salas de aula.

A palestra será no dia 18 de Outubro de 2018, quinta-feira, 19h. Será realizada pela apresentação do trabalho de autoria de Melissa Rossi, que é Mestre em ciências políticas e relações internacionais pela Suffolk University em Boston e graduada em ciências políticas pela Saint Anselm College, Manchester (EUA).

Série Migrações – Refugiados na Itália, desafios humanitários da sociedade civil